ENGAJAMENTO: PALAVRA-CHAVE

PARA APRENDER A APRENDER!

Elaborar, escrever, ler, conhecer, sistematizar, interagir e continuar brincando são aspectos marcantes desta fase de escolarização. Nessa etapa ocorre a consolidação da leitura e da escrita e, mesmo com o início da sistematização do pensamento que, gradualmente, passa do concreto ao abstrato, mas é fundamental que se cultive a cultura da infância, o que acontece por meio de jogos e brincadeiras cativantes, porém repletas de intencionalidade pedagógica.

ETAPA DO DESENVOLVIMENTO

É a partir desta segunda grande etapa da infância que ocorre o que chamamos de desenvolvimento do pensamento concreto. Isto quer dizer que a criança passa a reconhecer que tem um pensamento e o organiza a partir de elaborações em situações concretas para, em seguida, construir a representação escrita e gráfica de seus pensamentos. As linguagens, a matemática, as ciências e outros conhecimentos ainda precisam ser manipulados e representados em objetos concretos, em desenhos sempre a partir de formas autênticas criadas pelas próprias crianças e o desenvolvimento da motricidade segue sendo muito importante.

As crianças que exercitam amplamente esta fase, criarão condições sólidas para a fase seguinte de escolarização.

PRÁTICAS PREDOMINANTES

Projetos, aulas, trabalhos pessoais, rodas e a rotação por estações são práticas que fazem parte do cotidiano escolar e que agregam diversidade às estratégias didático-pedagógicas.

MATERIAL

O Colégio Global utiliza para esta etapa de escolarização um conjunto de materiais como livros paradidáticos, livros didáticos, material didático próprio e outros materiais específicos para as atividades plásticas, para os projetos e para os trabalhos corporais. Todos sempre muito alinhados aos estímulos e conteúdos necessários ao desenvolvimento educacional dessa faixa etária.

Turmas:

1° AO 5° ANO